Palavras-chave

  • Criminologia
  • Direito do ambiente
  • Direito do trabalho
  • Direito económico
  • Direito penal
  • Direito privado
  • Direito público
  • Teoria política
 
Grupos
+351 213 611 538
09H00 - 18H00 (segunda a sexta)

Apresentação

O Centro de Estudos Jurídicos, Económicos e Ambientais (CEJEA) com os seus cinco grupos, visa promover e divulgar investigação nas áreas do direito, da economia e do ambiente, dando sempre uma atenção especial às implicações legais destas duas últimas áreas. Além dos seus projetos próprios, o CEJEA tem projetos em colaboração com investigadores de Universidades e outros centros portugueses e estrangeiros.

Estando envolvido em problemáticas dessas três áreas, há uma abordagem maior das implicações jurídicas dos problemas; num tempo em que são bem claras as ligações entre estas diferentes abordagens: com as implicações jurídicas da atividade económica e da intervenção ou ausência de intervenção ambiental, e com a necessidade de um sistema jurídico melhor para se resolverem os problemas económicos e ambientais da sociedade.

Outra característica importante da atividade do CEJEA, até agora e cada vez mais no futuro, é a articulação das investigações feitas com outras instituições, em Portugal e em outros países. Membros do CEJEA são frequentemente convidados a participar em iniciativas de outras instituições, em Portugal e no estrangeiro, e muitas das iniciativas do CEJEA têm a participação de académicos convidados, portugueses e estrangeiros.

A coordenação do CEJEA é feita por Manuel Lopes Porto, com a co-coordenação de José Domingues; sendo o grupo de Direito Público e Teoria Política coordenado por José Joaquim Gomes Canotilho, o grupo de Investigação Jurídica e Ambiental coordenado por Alberto Ribeiro de Almeida, o grupo de Ciências Jurídico-Económicas coordenado por Vital Moreira, o grupo de Direito Privado e Laboral coordenado por José Gonzalez e o grupo de Direito Penal e Criminologia coordenado por Cândido da Agra.

No plano operacional, as atividades do CEJEA estão organizadas em projetos de investigação, desenvolvidos pelos investigadores a título individual e principalmente em equipas de projeto, em particular em articulação estreita com investigadores de outros grupos e unidades, de outras Universidades e centros, portugueses e estrangeiros, bem como com a participação de estudantes pós-graduados, do segundo e do terceiro ciclos.

Em todas as investigações há o propósito geral de se contribuir para a melhoria das condições do país, com a promoção da competitividade e da internacionalização, da inclusão social e do emprego, da sustentabilidade, da formação do capital humano e da eficiência no uso dos recursos.

Toda a investigação do CEJEA continuará a ser publicada em edições internacionais, em outros países e em Portugal: com a edição de livros, incluindo as atas de Seminários e Conferências, e com a edição de revistas.