Linhas de Ação

As linhas de ação do CEJEA estão na lógica dos objetivos que se propõe atingir. 
Tendo como áreas de preocupação e análise o direito, a economia e o ambiente, segue uma via em grande medida interdisciplinar; e embora estando a problemática económica e a problemática ambiental bem no cerne dos seus interesses, há uma abordagem maior das implicações jurídicas dos problemas.
Mas assim acontece com a consciência clara da interligação entre os problemas, com os juristas a terem de cuidar cada vez mais de problemas económicos e ambientais, e com o direito a ser uma arma desejável e fundamental de intervenção nessas duas áreas.
Temos assim problemas com a maior atualidade e a maior acuidade no nosso país, mas que não se circunscrevem a um território nacional. Nas linhas de ação do CEJEA dá-se pois grande atenção ao modo como se põem os problemas e aos caminhos que devem ser seguidos no quadro europeu, quando se avizinha o novo quadro de desenvolvimento plurianual, com a provação de um novo quadro financeiro. Mas trata-se de problemática que ultrapassa o espaço de um continente, coloca-se inevitavelmente no espaço mundial; com as análises a fazer a terem de considerar todo este quadro, em particular a terem de conhecer as medidas tomadas e a tomar nos demais territórios, designadamente nas instâncias de âmbito mundial.
Por todas estas razões, o CEJEA vai alargar ainda mais a estratégia que sempre tem seguido, com linhas de ação em estreita ligação com académicos e instituições de outros países, na Europa e fora da Europa.